terça-feira, 26 de outubro de 2010

Brasil em busca de medalhas no Mundial por Equipes

A seleção brasileira de judô embarca, nesta quarta-feira (27/10) para Antalaia, Turquia, para a disputa do Campeonato Mundial por Equipes. A seleção masculina, que foi prata em 1998 e bronze em 2008, busca mais uma medalha. Enquanto a seleção feminina tem como melhor resultado um quinto lugar em 1998.
Pelo regulamento, há combates em cinco pesos para homens/mulheres: até 66kg/até 52kg, 73kg/57kg, 81kg/63kg, 90kg/70kg e acima de 90kg/acima de 70kg.
O treinador Luiz Shinohara convocou para a competição praticamente a mesma equipe que representou o Brasil no Mundial Sênior, em Tóquio, em setembro, incluindo o vice-campeão mundial Leandro Cunha (66kg). Ao lado de Cunha estão Alex Pombo (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Flávio Canto (81kg), Rodrigo Luna (90kg), Rafael Silva (+90kg) e David Moura (+90kg). No feminino, a técnica Rosicléia Campos terá à disposição Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Nadia Merli (70kg), Mayra Aguiar (+78kg) e Maria Suellen Altheman (+78kg). Nadia Merli e a campeã mundial júnior e vice-campeã mundial sênior este ano, Mayra Aguiar, que estavam com a Seleção Sub-20 no Mundial de Agadir/Marrocos, encontram a delegação direto na Europa.
“Vou para meu primeiro mundial pela seleção brasileira e estou muito feliz. Tenho feito um bom trabalho no clube e acreditava que poderia vir a ser chamado. Mas subi agora de peso e confesso que essa convocação me pegou de surpresa”, diz Rodrigo Luna, da Sogipa, que substitui Tiago Camilo e Hugo Pessanha, lesionados.
“O Grand Prix foi muito bom para manter ritmo de luta e a adrenalina alta para o Mundial”, acrescenta o meio-leve Alex Pombo, do Barueri, quarto colocado no Grand Prix Nacional no último domingo (a Sogipa de Luna foi vice), outro novato na equipe.
Com duas importantes conquistas na temporada (prata no Mundial de Tóquio e ouro no Mundial Sub-20 em Agadir), a meio-pesado Mayra Aguiar está motivada:
"Cumpri um grande objetivo na minha carreira, que era ser campeã mundial júnior e, agora, terei outro grande desafio que será lutar um Mundial por Equipes. Ainda não sei muito quais adversárias terei pela frente, mas preciso ter cautela, principalmente pela diferença de peso", diz a judoca gaúcha de 19 anos, que competirá na categoria pesado.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog