terça-feira, 16 de novembro de 2010

Pernambuco e Rio conquistam título por equipes no JUBs

Pernambuco e Rio de Janeiro conquistaram medalha de ouro na disputa por equipes do judô das Olimpíadas Universitárias JUBs 2010, neste domingo, dia 14, em Blumenau (SC).

Pela chave feminina, enfrentaram-se na decisão a Faculdade Maurício de Nassau (FMN), de Pernambuco, e a Universidade Castelo Branco (UCB), do Rio de Janeiro. As cariocas venceram as duas primeiras lutas com Éricka Cunha e Yasmin Valverde. No terceiro combate, Pernambuco empatou a série com Larissa Trindade que venceu Karina Oliveira. Na luta final, entre Giullia Penalber e Laisa Moreno, ataque certeiro de Giullia que conseguiu imobilizar a adversária e garantir a medalha de ouro para as cariocas.

"Montamos a equipe de judô da UCB em julho do ano passado e fomos prata nas Olimpíadas Universitárias JUBs em Fortaleza e agora comemoramos o ouro", destaca o técnico do time carioca, Jomar Carneiro.

Karina Oliveira, 22 anos, somou a segunda medalha nas Olimpíadas Universitárias JUBs 2010: ouro na categoria meio-médio e ouro por equipes.

"Esta é a quarta vez que participo deste evento e é a melhor estrutura que vi até agora. Adorei Blumenau, ainda mais voltando com medalhas. E o diferencial da equipe para mais esta conquista foi nossa união", destaca.

Apesar da derrota, as pernambucanas comemoraram a medalha de prata.

"Tivemos uma semifinal forte contra o Distrito Federal e sabíamos que a disputa seria difícil, pelo nível das atletas. Mas estamos felizes de chegar ao pódio", comenta Luana Cruz, da FMN (PE).

Na disputa masculina, os pernambucanos da FMN não deram chances ao time da Universidade Católica de Brasília (UCB/DF). Os atletas da FMN venceram três combates em sequência, os dois primeiros por Ypon, e garantiram o primeiro lugar das Olimpíadas Universitárias JUBs 2010. Rodrigo Borba, Eduardo Araújo, Marco Mazzani, Lucas Campos e Igor Tavares compuseram o time.

"Foi uma disputa muito difícil. O nível este ano está muito equilibrado, lutamos com atletas de destaque nacional. Em 2009 ficamos com a medalha de bronze na disputa por equipe. Este ano viemos mais preparados e estrategicamente lutamos melhor. É a terceira vez que participo das Olimpíadas Universitárias JUBs e é minha primeira medalha de ouro. Agora posso comemorar aliviado e feliz", define Rodrigo Borba, da FMN (PE), que também levou bronze na categoria peso médio do torneio em Blumenau.

"A união e a concentração da equipe também são fundamentais. O judô é uma luta individual, então quando estamos em equipe é muito mais empolgante e encontramos força para vencer", completa Igor Tavares que estreou nas Olimpíadas Universitárias com duas medalhas: ouro por equipes e bronze na disputa peso meio-médio.

Para Takashi Aguihara, da UCB (DF), o erro da equipe candanga foi na estratégia.

"Erramos na estratégia das lutas. Deveríamos ter mantido cada atleta com seu adversário da mesma categoria. E também fizemos uma semifinal muito forte e estávamos bastante cansados", destacou.

As equipes da Unisul (SC) e da UCB (DF) ficaram com o bronze na disputa por equipes feminina e os times paulistas da Unip e da UniSant'anna ficaram em 3º lugar na chave masculina.

As Olimpíadas Universitárias JUBs 2010 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado Santa Catarina, da Prefeitura de Blumenau e da Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU).

Nenhum comentário: