sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

"Disputa íntima" por vaga gera preocupação na Confederação de Judô




Danilo Vital
Direto de São Paulo
O acirrado duelo entre Tiago Camilo e Hugo Pessanha para decidir qual dos dois representará o Brasil na Olimpíada de Londres tem chamado a atenção e atraído preocupação dos dirigentes da Confederação Brasileira de Judô. O estresse e a pressão que os dois têm se submetido em meio a essa "disputa íntima" estão sob constante monitoramento, de acordo com o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson.
"É uma preocupação, porque isso gera um estresse além do que os outros judocas estão sofrendo", disse o dirigente, durante treinamento de campo da Seleção Brasileira masculina, em São Paulo. Tiago Camilo e Hugo Pessanha ocupam a 5ª e 6ª colocações do ranking mundial, respectivamente. Como os 22 melhores vão a Londres, o Brasil já tem vaga garantida. Resta definir qual dos dois será o representante.
"Não é um confronto direto, porque eles não vão se enfrentar pela vaga; estão lutando com outros adversários para obter os pontos. Mas isso retarda, na cabeça deles, a preparação para a Olimpíada, então acaba dificultando um pouco o planejamento", explicou Ney Wilson. Eles terão mais duas competições para definir o vencedor nesta briga: o Grand Slam de Paris, de 4 a 5 de fevereiro, e o Grand Prix de Dusseldorf, de 18 a 19 do mesmo mês.
Por isso, todas as atenções da comissão técnica estão voltadas para Tiago Camilo e Hugo Pessanha. "A orientação é para que fiquem mais atentos, porque eles estão mais vulneráveis. Então o médico, o fisioterapeuta, a nutricionista e a psicóloga estão com as suas lupas mais direcionadas para essa categoria, para manter os atletas dentro de um padrão de qualidade", afirmou o coordenador técnico.
Trabalho psicológico
O trabalho psicológico que Ney Wilson faz com Tiago Camilo e Hugo Pessanha é de focar não apenas nesta definição de vagas, mas na Olimpíada de Londres. Isso porque um dos dois obrigatoriamente irá aos Jogos. "Objetivos de curto prazo são muito pequenos para o que a gente espera, que é medalhar na Olimpíada. Eles têm que pensar mais a frente para as coisas correrem bem no curto prazo", explicou.
A situação é diferente em outra categoria que mantém indefinição poucos meses antes do início do evento: entre os meio-pesados (-100 kg), Luciano Correa e Leonardo Leite estão próximos no ranking, mas ainda não garantiram a vaga ao Brasil. "Há uma diferença muito grande, eles não podem pensar na Olimpíada, têm que olhar para o curto prazo", disse o dirigente. Luciano é o 17º colocado, enquanto Leite é 20º.
Londres 2012 no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.


Fonte Terra

Nenhum comentário: