quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tiago Camilo e Maria Suelen são ouro no GP de Amsterdã

Tiago Camilo e Maria Suelen são ouro no GP de Amsterdã


O domingo foi dourado para o Brasil no Grand Prix de Amsterdã, na Holanda. Tiago Camilo (90kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) foram campeões do evento, que contou pontos para o ranking mundial da modalidade e que definirá os representantes do país nas Olimpíadas de Londres 2012. Tiago Camilo venceu por ippon o russo Kirill Voprosov na final, enquanto Maria Suelen bateu a chinesa, vice-líder do ranking mundial, por yuko, na decisão do peso pesado feminino. No sábado o Brasil havia conquistado a medalha de prata com Ketleyn Quadros. O Brasil encerrou o GP de Amsterdã na terceira colocação no quadro geral de medalhas do evento, atrás da Holanda (4 ouros, 2 pratas) e da Mongólia (2 ouros, 1 prata e 3 bronzes). Participaram da competição 401 judocas de 63 países.

Com o resultado deste domingo, Tiago Camilo, atualmente é o 7º colocado no ranking mundial, e Maria Suelen, 16ª na lista, faturaram 200 pontos.

O ranqueamento mundial também faz parte do critério de classificação olímpico estabelecido pela FIJ para Londres 2012. Garantem vaga nas Olimpíadas os 22 homens e as 14 mulheres mais bem colocadas no ranking. Apenas um atleta por país lutará as Olimpíadas.

Tiago Camilo teve uma grande atuação no Grand Prix de Amsterdã, vencendo todas as cinco lutas por ippon. Na estreia bateu o britânico Winston Gordon, depois passou pelo sérvio Dmitri Gerasimenko. Nas quartas-de-final superou o cazaque Timur Bolat e, nas semifinais, derrotou o espanhol David Alarza.

Se Tiago Camilo venceu todas as lutas pela pontuação máxima do judô, Maria Suelen mostrou que está credenciada para derrotar as atletas mais bem colocadas no ranking mundial. Após vencer por ippon a dominicana Leidi German e, na rodada seguinte, a holandesa Carola Uilenhoed, a brasileira passou na semfinial pela terceira colocada no ranking, a eslovêna Lucija Polavder, por wazari e, antes de bater na decisão a chinesa vice-líder da lista.

Nenhum comentário: