sábado, 6 de novembro de 2010

Danielle Zangrando dá adeus aos tatames

Danielle Zangrando dá adeus nesta sexta-feira oficialmente aos tatames. Danielle vai encerrar a carreira às 12h, no Ginásio do Sesc em Santos, durante o torneio de judô dos Jogos Abertos do Interior.

Danielle já havia planejado se despedir este ano, mas imaginava subir ao tatame de quimono, para uma última luta. A gravidez de Lara, que nasceu no último dia 16 de outubro, alterou a programação. A judoca parou de lutar e treinar em maio, mas não abandonou o esporte.

"Continuei minhas ações sociais, levando a filosofia do judô a instituições e escolas, continuei a dar palestras e a trabalhar como comentarista de TV nas competições", diz a ex-atleta, que agora terá mais tempo livre para se dedicar a essas atividades. "Vou tentar devolver um pouco do que o judô me deu. Para 2011, por exemplo, pretendo ter um projeto social meu em Santos, junto com um amigo."

Para o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira, Danielle Zangrando foi uma atleta exemplar durante toda carreira.

"Danielle foi uma atleta exemplar no ponto de vista do esporte e de personalidade. Com certeza ela poderá contribuir muito com o judô neste novo momento de sua vida", afirma Paulo Wanderley.

Danielle Zangrando escreveu o nome na história do esporte nacional em 1995. Com apenas 16 anos, tornou-se a primeira brasileira da história do judô brasileiro a conquistar uma medalha em um Mundial adulto, no Japão, em 1995, quando ficou com o bronze.

No mesmo ano, também foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata, na Argentina. Em 1999, em Winnipeg, conquistou mais uma medalha de bronze em Pan-Americanos. Oito anos depois, em 2007, Danielle sagrou-se campeã dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Danielle também foi a duas Olimpíadas: Atlanta/96 e Atenas/2004, em que terminou na nona colocação.

Nenhum comentário: