terça-feira, 16 de novembro de 2010

Rioiti Uchida e Luís Alberto completam 10 anos de parceria no kata

No último dia 14 a dupla de kata mais premiada do Brasil, Rioiti Uchida e Luís Alberto dos Santos, comemorou 10 anos de parceria.

A dupla começou em 2001, quando decidiram competir no Mundial da WMA no Arizona, EUA. Na ocasião, Uchida e Luís Alberto conquistaram medalhas nos quatro katas que competiram: ouro em Nage no Kata, ouro em Kime no Kata, prata em Katame no Kata e bronze em Ju no Kata. No mesmo ano, a dupla participou do Pan-Americano em Córdoba (ARG), conquistando ouro nos três katas em disputa.

De lá para cá, a dupla acumulou 26 títulos em mundiais, 19 medalhas de ouro em Pan-Americanos, um ouro em Sul-Americano, um ouro e uma prata em jogos sul-americanos, três ouros na Copa Sul-Americana, 26 ouros em Brasileiros, além de nove ouros em Jogos Regionais do Interior e nove ouros em Jogos Abertos do Interior. Em todas estas conquistas, a dupla sempre teve como técnico Mário Matsuda.

Em julho deste ano, a Confederação Brasileira de Judô criou uma área em seu departamento técnico específica para o Kata com Luis Alberto e Rioiti Uchida. O ideia foi do presidente da entidade, Paulo Wanderley Teixeira.

"Com a criação desta área específica, vamos divulgar e padronizar o kata em todo o Brasil. Luis e Rioiti são referências quando falamos em kata e nosso objetivo é o ensino do kata, criação de regulamentos para competições e formar árbitros", diz Paulo Wanderley.

Nenhum comentário: