domingo, 28 de agosto de 2011

Brasil já faz melhor campanha da história em números de medalhas

Mayra Aguiar foi a quarta medalhista de 2010 a repetir o pódio no Mundial de Judô 2011. Vice-campeã em Tóquio no ano passado, a meio-pesado gaúcha conquistou a medalha de bronze nessa sexta-feira (26/8) em Paris. Além dela, Leandro Cunha repetiu a prata nas duas edições, assim como Sarah Menezes, dona de dois bronzes. Leandro Guilheiro, vice-campeão no Japão, foi bronze na França. Somando-se à prata de Rafaela Silva em Bercy, o Brasil contabiliza cinco medalhas na competição até agora. É a melhor participação do país em Mundiais Sênior em quantidade de pódios, superando as quatro conquistas de Rio 2007 (três ouros e um bronze) e Tóquio 2010 (três pratas e um bronze). Agora são 28 medalhas do judô brasileiro em Mundiais.



“As cinco medalhas em Paris mostram uma homogeneidade grande na equipe. Não dependemos apenas de um atleta para chegar ao pódio, temos várias munições para acertar o alvo”, diz o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson. “É muito bom também que os medalhistas de 2010 confirmaram suas medalhas esse ano. Isso reflete uma consistência importante na performance de nossos atletas”, completou.



Com o bronze em volta do pescoço, Mayra deixou escapar um sorriso no rosto:



“Queria o ouro... mas a Rosi (Rosicleia Campos, técnica da equipe feminina) contou que o Aurélio Miguel tem a teoria de que quem é campeão mundial no ano pré-olímpico não ganha ouro na Olimpíada. Então espero que dê tudo certo em Londres”, disse Mayra, de 20 anos. “Esse bronze vai marcar minha carreira também, é um grande feito”, diz a jovem judoca, dona de quatro medalhas em mundiais júnior (um ouro, uma prata e um bronze) e duas em mundiais sênior (prata e bronze).



A judoca da Sogipa/RS entrou cinco vezes no tatame, vencendo quatro delas por ippon e sendo parada apenas pela líder do ranking mundial, a japonesa Akari Ogata. Mayra venceu Vanessa Mballa (CMR) em 53 segundos, depois derrotou a alemã Luise Malzahn e a húngara Abigel Joo. Na semifinal, levou a pior contra japonesa Ogata, por ippon. Mas voltou com tudo na decisão do bronze, para superar a segunda alemã da tarde, Heide Wollert.



“Já estou me sentindo bem na categoria”, diz Mayra, que subiu do médio (70kg) para o meio-pesado (78kg) após as Olimpíadas de Pequim 2008. “O mês de treinamento que faremos no Japão será muito importante, porque ainda tenho dificuldade de enfrentar as japonesas. É um investimento da CBJ que fará a diferença”, diz a judoca.



Lutaram nesta sexta também os médios Tiago Camilo, Hugo Pessanha e Maria Portela, mas não chegaram à disputa das medalhas.



Tiago Camilo fez quatro lutas e foi até as oitavas de final, quando perdeu para o ucraniano Valentyn Grekov por wazari, depois de estar na frente por yuko a pouco mais de um minto para o fim. Antes, Camilo tinha passado por ippon pelo alemão Aaron Hildebrand e pelo senegalês Tabane Paye. Contra o coreano Dae-Nam Song, o brasileiro passou no golden score.



“Vim para ser campeão, mas não deu. O pior é perder com a vitória próxima, é difícil de aceitar”, lamentou o duas vezes medalhista olímpico (2000-2008) e campeão mundial (2007).



Hugo Pessanha atuou em cinco combates. Nas quartas-de-final, perdeu para o líder do ranking mundial Ilias Iliadis (GRE), por ippon e, na respescagem tentando voltar para disputa do bronze, o brasileiro foi derrotado pelo coreano Kyu-Won Lee (ippon). Hugo começou sua campanha em Paris vencendo o lituano Aigars Milenbergs (yuko), depois passou por Alexandr Kassachev (KAZ), com dois yuko, e, nas oitavas, aplicou ippon sobre Dieudonne Dolassem.



Maria Portela, no médio, chegou às oitavas de final. Venceu a canadense Kelita Zupanik por yuko na luta de estreia, mas perdeu em seguida por yuko de Rasa Sraka (SLO), bronze nos mundiais 2005 e 2010.



Neste sábado, último dia de competição no individual, a vez é dos meio-pesados Luciano Correa e Lonardo Leite, e dos pesados Daniel Hernandes, Rafael Silva e Maria Suellen Altheman. Domingo haverá o Mundial por Equipes, onde participam 16 países (medalhistas contonentais). Os combates começam às 9:00 (4:00 de Brasília), já com transmissão da TV Esporte Interativo. As finais são a partir de 15:30 (10:30 de Brasília), com transmissão ao vivo para o Brasil por TV Esporte Interativo, SporTV e Bandsports.



Seleção Brasileira no Mundial de Judô 2011: Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva e Ketleyn Quadros (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Felipe Kitadai (60kg), Leandro Cunha (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Leandro Guilheiro e Flavio Canto (81kg), Tiago Camilo e Hugo Pessanha (90kg), Luciano Correa e Leonardo Leite (100kg), Daniel Hernandes e Rafael Silva (+100kg). Por estarem entre os oito melhores do mundo em suas categorias, Sarah Menezes, Erika Miranda, Rafaela Silva, Mayra Aguiar, Leandro Cunha, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo e Hugo Pessanha serão cabeças de chave na França.

Nenhum comentário: