terça-feira, 27 de setembro de 2011

Brasil com três medalhas no primeiro dia da Copa do Mundo do Kazaquistão

Três judocas brasileiros subiram no pódio neste sábado (24), na Copa do Mundo do Kazaquistão. Maria Portela (70kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) conquistaram a medalha de prata, enquanto Luciano Corrêa (100kg) ficou com o bronze. Neste domingo o Brasil volta aos tatames no Kazaquistão com Breno Alves (60kg), Luis Filho (60kg), Luiz Revite (66kg) e Nacif Elias (81kg). A Copa do Mundo do Kazaquistão conta pontos para o ranking mundial e olímpico da Federação Internacional de Judô.

A medalha de ouro de ouro em uma etapa de copa do mundo vale 100 pontos para o ranking da FIJ. A prata garante mais 60 pontos na lista, enquanto o bronze 40.

O ranqueamento mundial também faz parte do critério de classificação olímpico estabelecido pela FIJ para Londres 2012. Garantem vaga nas Olimpíadas os 22 homens e as 14 mulheres mais bem colocadas no ranking. Apenas um atleta por país lutará as Olimpíadas.

Para ficar com a a medalha de prata, Maria Portela venceu Dinara Kudarova (KAZ) por ippon e na semifinal bateu, também por ippon, Nataliya Smal (UKR). Na decisão, Maria Portela foi superada pela suíça Juliane Robra por ippon.

Já Maria Suelen venceu por ippon Maryna Slutskaya (BLR) e Maryna Prokofyeva (UKR). Na final, perdeu na decisão dos árbitros (hantei) para Gulzhan Issanova (KAZ).

Luciano Corrêa repetiu o resultado da semana passada na Copa do Mundo do Uzbequistão e voltou a ficar com a medalha de bronze. Na primeira rodada Luciano venceu por yuko Bekhzod Kulmatov (UZB), depois passou por yuko pelo russo Adlan Bisultanov. Na semifinal, o brasileiro foi superado por yuko por Utkir Kurbanov (UZB) e, na disputa do bronze, venceu por ippon Ruslan Abdrazakov.


Nenhum comentário: